Como evitar que e-mails sejam taxados como spam? Quando usuários fazem mal uso no envio de e-mails, automaticamente são considerados como SPAM, isto é, e-mails não solicitados – uma prática muito ruim no ambiente virtual.
Para evitar que isso ocorra confira algumas práticas positivas:
Pontos de atenção na criação de e-mails
Remetente e destinatário
- Utilize domínio próprio (ex: usuario@seudominio.com.br) ao invés de contas gratuitas para envio de e-mail, isso evitará que o conteúdo do e-mail seja taxado como spam;
- Não insira muitos destinatários em uma única mensagem, como também não utilize o campo em cópia (Cc) – pois expõe endereços de outros usuários e consequentemente reduz o seu spam score.
Assunto do e-mail
- O preenchimento desse campo deverá sempre se referir ao conteúdo do e-mail enviado, dessa forma, o destinatário terá a opção de não abri-lo caso o assunto não seja do interesse dele;
- Evite utilizar palavras relacionadas a spam, como “Trabalhe em casa”, “Clique aqui”, “Ganhe dinheiro online” e etc;
- Evite usar letras maiúsculas e exclamações, opte por inserir um assunto simples e objetivo.
Conteúdo da mensagem
- Não utilize cores e fontes muito diferentes, pois chamam a atenção para o conteúdo de forma negativa. Use uma mesma fonte e destaque palavras ou frases relevantes em negrito;
- Atente-se para a gramática utilizada nas mensagens, pois e-mails com erros gramaticais não trazem confiança ao usuário, gerando uma reputação negativa;
- Tome cuidado com envio de mensagens com pouco texto e com excesso de imagens, pois elas não são exibidas por padrão definido na maioria das plataformas de e-mails, isso fará com que o usuário tenha que optar por “Mostrar imagens no cliente de e-mail” , acarretando em uma possível redução no spam score;
- Excesso de links não são bem vistos pelos usuários, isso reduz a credibilidade do conteúdo;
- Em geral envio de e-mail com anexos são tidos como negativos pelos filtros de spam, por esse motivo evite-os. Procure enviar o arquivo para o servidor de hospedagem e insira o endereço gerado no conteúdo da mensagem.
Envio de e-mails
- Não reutilize listas de divulgação existentes de determinados serviços, mesmo que sejam da mesma empresa;
- Envie e-mails somente para usuários que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de produtos e/ou serviços.
- Sempre respeite as escolhas dos usuários em formulários de cadastro, como também respeite as decisões de descadastramentos de listas.
Cinco configurações técnicas necessárias
- Habilite as regras de SPF no servidor, essa tecnologia colabora para combater a falsificação e evita que outros servidores enviem e-mails não autorizados em nome do seu domínio.
Por padrão os planos Fit, Start e Pro já estão habilitados através do SPF. Caso o plano não esteja habilitado, confira como criar uma chave SPF
- Habilite a opção DKIM, ela garante que as mensagens recebidas não sejam modificadas e permaneçam com o mesmo remetente, ou seja, ajuda a reduzir o índice de e-mails enviados para a caixa de spam.
Por padrão o autenticador DKIM está habilitado para os planos Fit, Start e Pro
- Em envios de e-mails através de formulários, utilize a autenticação SMTP para que o remetente não seja classificado como desconhecido (Utilize a porta 587 ou 465 via conexão SSL).
- Utilize a funcionalidade Confirmed/Double Opt-In (Dupla confirmação), ela faz com que o usuário receba um e-mail de validação ao se cadastrar em uma lista de e-mail. Isso evita que o usuário seja cadastrado por terceiros e a lista de e-mail classificada como spam.
- Não utilize os modos Single Opt-In (o cliente se cadastra em uma lista mas não recebe nenhuma confirmação para validá-la) e Opt-Out (o cliente se cadastra em seu site ou adquire algum produto mas não manifesta interesse em receber e-mails de listas).
DicaConfira o material Por que os e-mails caem como spam em alguns clientes de e-mail?